sexta-feira, 17 de maio de 2013

Boneca Antiga anos 60.

Algum tempo atrás, caminhando por Santos/SP nesses lugares que vendem objetos antigos observei uma boneca esquecida em um canto, apesar de não colecionar bonecas esta em particular me despertou o interesse por ser muito rústica e com mecanismo todo em lata e o corpo em plástico. Comprei por apenas R$ 2,00 pois o vendedor alegou que estava com defeito e não conseguiria vender, acredito que ele esteja enganado pois é difícil encontrar um brinquedo com este aspecto.
Pesquisei muito pela net e não encontrei nada, sei que tem mecanismo em lata, motor pequeno, necessita de duas pilhas grande e o corpo em plástico, acredito que seja dos anos 60. Se eu vier a saber de mais detalhes adiciono nesta mesma postagem, se alguém souber e colaborar eu agradeço, não vamos deixar este bebê sem identidade (risos).



O estado desta peça era deplorável, peças soltas, resíduos de insetos, ferrugem em alguns cantos principalmente no compartimento das baterias, onde acredito que tenha vazado o ácido das pilhas

Este é uma especie de folem onde um mecanismo aperta e solta repentinamente e quando expandido o ar volta por um apito no qual simula um pequeno gemido de neném. 



Estava rasgado e recuperei com papel de cuador
 de café, pois era igual ao papel original.


                                      

                                      

O motor que faz a boneca se locomover estava perfeita apos uma pequena limpeza.

                                     


Lixei e pintei o compartimento das pilhas com tinta anti-corrosiva, e comecei a montar.


Limpei e lubrifiquei o mecanismo.

Lavei com cautela as peças em plástico

                                      

Refiz as soldas pois no primeiro teste não passava corrente. Aproveitei e soldei mais dois fios extras , pois os contatos das pilhas não foram recuperados por conta  da corrasão. Reparem no folem recuperado dentro do mecanismo.

                                       



Quem assistiu o filme AI ( Inteligencia Artificial) vai se lembrar de um dos robôs que no meio do filme em uma arena de destruição aparecia pela metade com partes da mecânica igual a esta foto.




Esta montada e funcionando perfeitamente, vou ver se é possível encontrar alguma foto desta boneca e fazer uma réplica das roupas.



Como comentei deixei dois fios extras que saem do compartimento das pilhas, tive a ideia de colocar uma bateria antiga de celular.
video
Mais uma raridade em funcionamento, muito arcaico mas para a época deveria ser uma revolução. Se alguém souber desta boneca comente e ajudem a identifica-la, não quero que cresça com problemas de existência (risos) .  Até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário